Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Caros entusiastas do Flight of Hope 2013,
Esta expedição, à semelhança das anteriores, necessitou de uma preparação técnica por parte dos pilotos que se iniciou 2 meses antes do seu início e terminou na véspera do dia da partida com o treino a decorrer em Portugal e na África do Sul, onde os aviões foram alugados.
Na verdade, a parte da operação aérea no âmbito deste tipo de expedição , necessita de um planeamento meticuloso, em termos de rota que envolve a escolha de aeródromos ou apenas pistas ( nos locais mais remotos no mato ) efectuado ao longo de um ano.
No que diz respeito à pilotagem, é necessária a qualificação na classe da aeronave (monomotores) e a conversão da licenças de voo portuguesa na licença sul africana.
Posteriormente é dado um briefing relativo à operação das aeronaves em pistas pouco preparadas, com maus pavimentos (terrenos arenosos ou de terra batida).
Frequentemente as pistas são curtas, a elevada altitude e com obstáculos, em plena savana africana com presença de animais (elefantes, hipopótamos, hienas e herbívoros).
O chamado 'curso' de bush pilot.